Pousada das Águias

Sebrae organiza encontro de empresas do setor turístico dos Lençóis Maranhenses com OTA´S

O marketing online já é uma realidade para o setor de turismo no mundo inteiro e seguindo essa tendência o Sebrae realizou rodada de negócios entre as principais empresas do setor de vendas online de hospedagens e serviços turísticos com empresários da Rota das Emoções, que abrange os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Ação organizada pelos Sebrae do Maranhão, Piauí e Ceará estimula empresários do roteiro integrado a disponibilizar seus negócios nos sites, buscadores e plataformas online que vendem destinos turísticos.

Foto: Divulgação
Representantes de seis OTA´s (Online Travel Agencies) estão visitando, até sexta-feira, 22, a Rota das Emoções – que integra o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE). O objetivo é a geração de negócios com os empresários do roteiro para que este seja disponibilizado nas prateleiras dos grandes grupos empresariais que vendem destinos turísticos pela internet.

Na tarde da última terça-feira (19), no Salão de Eventos do Grand Lençóis Flat Residence, os empresários de Barreirinhas foram os primeiros a ter a oportunidade de ouvir os representantes das OTA´s, como estão estruturados esses modelos de negócios e quais os benefícios para as empresas que se cadastram em suas plataformas. Na ação, organizada pelo Sebrae no Maranhão, por meio da unidade regional Lençóis-Munim, participaram os grupos Expedia.com, Hoteis.com, Booking.com, Kayak do Brasil, Hotel Urbano e Mais Destinos.com.

“No mundo onde tudo está migrando para o digital, inclusive as relações de consumo, é de suma importância que os empreendimentos da Rota das Emoções também acompanhem as tendências”, destacou o diretor técnico do Sebrae no estado, José Morais, informando que esta é uma ação de mercado do projeto Cadeia de Valor na Rota das Emoções, dentro do novo conceito de Destinos Turísticos Inteligentes que começou a ser trabalhado pela instituição sobre a égide de quatro eixos temáticos: sustentabilidade, governança, experiência e tecnologia.

“A partir deste ano, o Sebrae nos três estados já atua na Rota das Emoções buscando estabelecer ou fortalecer esses quatro pilares concomitantemente. A ação com as OTA´s, por exemplo, faz parte do braço tecnologia desse novo conceito e que vemos como extremamente salutar para a competitividade do destino”, apontou a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Germana Guimarães, que esteve em Barreirinhas para acompanhar o seminário e o encontro de negócios.

Na era digital

Para Rodrigo Tavares, diretor de Market Manager da Expedia.com, que integra as melhores marcas de viagens do mundo numa grande rede de parceiros de hospedagem, o market place é um grande negócio para o turismo, principalmente em um ano onde as vendas pela internet estão com perspectivas de crescimento em torno de 50%.

“A hora de estar na internet é agora! Este é o momento de os empresários do setor do turismo investirem nos sites, buscadores e plataformas virtuais para otimizar o seu negócio. As OTA´s que estão aqui podem ajudá-los a se diferenciar no mercado e ganhar mais”, enfatizou Rodrigo Tavares ao trade de Barreirinhas.

“Sempre resisti ao mundo digital, mas já comecei a mudar esse pensamento. Hoje vim pra cá com a mente aberta para ouvir e participar de mais essa ação inovadora do Sebrae no apoio ao destino Rota das Emoções. Saio extremamente satisfeita e com vários negócios fechados”, revelou a empresária Agar Mota, proprietária da Pousada Murici, em Barreirinhas. “Se nós não evoluirmos nessa questão do mundo digital, insistindo em permanecer com o nosso negócio somente no ponto fixo, não sobreviveremos muito tempo empresarialmente”, prevê.

Fechando a programação da noite, os empresários assistiram a palestra “Oportunidades de Negócios na Rota das Emoções” com o ex-ministro de Turismo e ex-presidente do Sebrae, Luiz Eduardo Barretto. Antes do seminário e do encontro de negócios, os representantes das OTA´s conheceram uma parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. “É realmente incrível um lugar como este! O Maranhão foi um grande privilegiado pela natureza e o turista gosta disto: de visitar belos lugares”, sentenciou o sênior account manager da Booking.com, Fábio Holanda.
Fonte: ASN – Agência Sebrae de Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *