Pousada das Águias

Conheça o projeto que promete mudar a paisagem de Barreirinhas.

Foi lançado em Barreirinhas – MA no dia 17 de outubro de 2017 o projeto ARBORIZAR que tem como objetivo realizar o paisagismo e a jardinagem na cidade. Um grupo de Empresários locais se uniram a profissionais de várias áreas como Biólogos, Paisagistas, Engenheiros e moradores locais e começaram uma verdadeira revolução na paisagem da cidade. O blog, foi conversar com um dos idealizadores do projeto e você acompanha a seguir:

João Eudes Macedo Vale, é natural de São Luís, capital maranhenses, casado e pai de quatro filhos, sendo uma filha biológica e os outros três adotivos, chegou em Barreirinhas com 11 anos de idade e aos 25 anos de idade exerce a profissão de Jardineiro e Paisagista.

Blog – O que consiste o projeto Arborizar

Eudes: Em fazer um belo e exuberante paisagismo, trazendo para o paisagismo urbano o que só vimos em paisagismo residenciais e comerciais. Usando palmeiras, vários tipos de plantas, gramas de alta qualidade e de excelente padrão, para que Barreirinhas não seja apenas conhecida pelos Lençóis Maranhenses, mais pelo seu paisagismo arrojado.

Blog – o que o motivou a criar esse projeto?

Eudes – Não diria o que me motivou, e sim o que me despertou a fazer o Projeto Arborizar foi um Casal que conheci há alguns Anos: Dona Luciana e Dr. Marcos Aurélio. Ela empresária em Barreirinhas proprietária da cafeteria Divino, fez um paisagismo na travessa ao lado do Banco do Brasil.
Sempre conversávamos do paisagismo e da urbanização de Barreirinhas, com palmeiras, Árvores… Mas teve um dia em que ela me contratou para gramar um pedaço do canteiro central da avenida Joaquim Soeiro de Carvalho a principal avenida de Barreirinhas e com essa iniciativa em tirar um valor alto do seu próprio bolso para beneficiar a população eu vi ali uma oportunidade em colocar um sonho antigo em prática, fazendo o paisagismo de toda a cidade.

Conversamos sobre isso e ela claro topou a proposto e batizamos o Projeto Arborizar e saímos procurando parceiros para somar no projeto.

Levamos alguns não, mais outras pessoas que pensam como nos se juntaram ao projeto e conseguimos doações financeiras, doações em mão de obra, em serviços, Plantas, Terra Preta. Enfim, toda ajuda foi e sempre será bem-vinda.

Blog – O que você espera com o projeto?

Eudes- Espero deixar toda a cidade arborizada, com árvores, palmeiras, Plantas, flores. Deixá-la linda como ela merece.

Blog – Isso que estão fazendo não era papel da prefeitura e secretarias?

Eudes- Seria! Mas geralmente as pessoas ou empresas contratadas para tal, não o fazem como deveria. Fazem de qualquer jeito, apenas para ganhar o dinheiro. A finalidade do projeto é essa, fazer o trabalho de paisagismo com o coração, ao plantar uma simples arvore, mais que seja dando o melhor de nos.

Blog – Quem está apoiando o projeto?

Eudes- Pessoas físicas, jurídicas e a prefeitura.

Começamos com algumas pessoas, depois levamos a empresários que abraçaram o Projeto. A prefeitura através do Secretário de Administração Thiago Peres se engajou em somar no projeto e a parceria tem dado certo.

Blog – Qual a importância da população abraçar o projeto para o sucesso?

Eudes – A população tem um papel fundamental no projeto, contamos com os moradores e estamos conscientizando eles para manter o que estar sendo feito. Combatendo os vândalos, fazendo vistorias, enfim a população também tem nos ajudado com pagamento de diárias de trabalhadores. Um coisa que me marca muito é, as pessoas passam e compram lanches e nos dão, pois se solidarizam pelo fato de estarmos trabalhando no projeto. Isso pra mim é o melhor pagamento que posso ter.

Blog – estão dizendo que Vocês estão mudando a paisagem da cidade, o que vai significar isso?

Eudes – Eu amaria viver em uma cidade arborizada, com jardins bonitos, plantas bonitas e floridas. Estou Realizando junto com os parceiros do arborizar esse desejo que acredito que seja o de todos os barreirenses e visitantes.

Blog – Quem quiser participar do projeto deve procurar quem é onde?

Eudes – Devem procurar a mim ou dona Luciana Marques.

Eu resíduo em Barreirinhas e podem me encontrar onde estamos trabalhando ou por telefone. Ela por motivos de trabalho Reside em São Luís, mais tenho absoluta certeza que se pudessem viveriam aqui.

Fones dos responsáveis:
Eudes: (98)98733-9082
Luciana: (98)98888-1702

Vejam as fotos do projeto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *